Residência Clínica Médica: Como Funciona Você Na Residência Médica

· 3 min read
Residência Clínica Médica: Como Funciona Você Na Residência Médica

Nos Estados Unidos, a diferença entre medicina interna, medicina de família e emergencista sempre foi clara, sendo inclusive especialidades diferentes. No Brasil, toda essa vivência fazia parte do conteúdo da residência de clínica médica. Apenas nos últimos 20 anos que cresceu o movimento do médico de família e, nos últimos 5 anos, do emergencista. Centro médico, a clínica médica, e o consultório médico não são tão fáceis de se compreender, ainda mais quando se trata do caso das pessoas leigas e dos profissionais com pouca experiência no ramo. É possível  até que existam profissionais especializados e com experiência de mercado, que desejam abrir uma empresa no ramo da saúde, mas não entendem com clareza qual tipo de categoria seu estabelecimento irá se enquadrar. Centro médico é basicamente um local que integra diversos serviços médicos em uma mesma estrutura.

  • Com ele, o médico consegue identificar diversos fatores sobre a condição de saúde do paciente.
  • Ainda que essa fala possa ser vista como uma ação fragmentada que reduz a ação em saúde à ótica biomédica, o egresso tenta caminhar na direção de ampliar sua ação para os âmbitos social e psicológico, entendendo que isso lhe favorece uma abordagem integral do paciente.
  • Ou seja, a área engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.
  • Por meio de um bom relacionamento médico-paciente, é possível incentivar o paciente a manter a continuidade de seus tratamentos ou prezar pela atenção periódica à sua saúde.
  • Em síntese, em termos de abordagem do paciente, os egressos não deixam de valorizar a seriedade da doença; contudo, procuram amenizar o sofrimento da paciente, falando sobre cura, a preservação do emprego e do namoro, dispondo-se a conversar com a patroa, a família e o namorado.



Os clínicos gerais atuam em consultórios, unidades de internação hospitalares e domiciliares.  odontopediatra na zona leste  freqüentemente assessoram cirurgiões, ginecologistas, obstetras, outros especialistas, coordenando ações do cuidado ao paciente com múltiplas demandas, cronicidades ou demandas especiais. O termo medicina interna provem do alemão Innere Medizin, disciplina popularizada na antiga Alemanha, no final dos anos 1800 para descrever  o médico que combinava a ciência laboratorial com o cuidado com o paciente. Os americanos que foram estudar na Alemanha trouxeram esse conceito e campo de prática para o continente americano no início do século XX.

Exemplos Com A Palavra Clínica


Técnica, no sentido que Aristóteles imprime a esse termo, não é uma ação cega, mas exame pensado sobre a forma pela qual ocorre a produção de algo, uma atividade realizada com perícia e que está contida nesta. Técnica é um instrumento de investigação e descoberta ( https://pontodesaude.com.br/odontopediatra/resende-rj/ , 2003, p. 113). A psicanálise, portanto, tal como formulada por Freud, é indissociável de um método, é este último que a funda, que constitui o seu meio e também, seu horizonte. A teoria psicanalítica é inseparável da prática, e sua evolução é o fruto das aquisições progressivas a partir de e nos limites do método. Sendo a própria psicanálise um procedimento de investigação, a sessão já se constitui uma pesquisa. A tradição psicanalítica deu expressão a uma mudança importante na relação entre técnica e teoria.

Como Organizar Um Consultório Médico?


Seguiram-se os estudos de Wunderlich sobre a termometria clínica, que modificaram inteiramente o conceito sobre as febres, que eram vistas como doenças e passaram a ser consideradas como sintomas. Por exemplo, diversas doenças são assintomáticas e, portanto, mais desafiadoras no momento do diagnóstico. No entanto, muitas delas podem ser cogitadas se o médico avaliar o histórico clínico do paciente e fizer uma análise de suas doenças pregressas.

Atendimento automatizado é baseado em interações entre a clínica e o paciente por meio de mecanismos automatizados, sem a necessidade de interação humana. Desse modo, a organização e o controle dos processos tem o poder de fazer com que a clínica se destaque em meio à concorrência e, então, cative mais pacientes. Na medicina integrativa, métodos mais tradicionais como cirurgias e remédios são aliados a outros tipos de tratamento como acupuntura, terapia, massagens, meditação, entre outros. Medicina integrativa é de extrema importância pois é a base da concepção de clínica humanizada. Em uma clínica humanizada, é importante oferecer suporte não somente para o paciente, mas também para aqueles que o acompanham. Além disso, o tempo de espera será o responsável pela primeira impressão dos pacientes sobre a sua clínica.